O início de uma grande
transformação
Para muitos, o resíduo têxtil significa o fim de um processo, mas para nós, é apenas o início de uma grande transformação, capaz de gerar produtos verdadeiramente alinhados com a sustentabilidade e com a vida.
Encontrar soluções criativas para os resíduos têxteis de pré-consumo é o que nos move como grupo de iniciativas. Afinal, para nós é essencial desenvolver com a consciência de que precisamos reaproveitar e transformar o que criamos, aumentando o ciclo de vida de materiais que são potencialmente recicláveis.
1 Coleta
Coleta de matéria-prima
Os retalhos, ourelas de ramas e aparas são adquiridos de indústrias têxteis que buscam uma destinação correta e mais sustentável aos seus resíduos.
2 Classificação
Classificação e separação por cores
Após a coleta, os resíduos têxteis são selecionados e classificados manualmente por tipo e cores.
Os resíduos provenientes de sobras de coleções do setor têxtil são destinados a projetos onde possam ser reaproveitados e ressignificados, para se transformarem em novos produtos, evitando ao máximo a utilização de matéria-prima virgem.
Os retalhos e aparas resultantes da etapa de corte nas indústrias têxteis, serão reciclados através das etapas a seguir.
3 Recuperação
Recuperação e reciclagem das fibras
Já classificados por cores, os resíduos têxteis passam por um processo de recuperação das fibras e são transformados em fibras têxteis recicladas.
A fibras recicladas provenientes de resíduos têxteis estampados ou que não é possível sua classificação por cor, se transformam em matéria-prima para diversos segmentos como a construção civil ou setor automotivo.
4 Fiação
Transformação das fibras recuperadas em fios têxteis
A fibra recuperada retorna ao processo de fiação e é utilizada principalmente para a fabricação dos fios e barbantes ecológicos EuroRoma. É por isso, que os produtos de cores sólidas não necessitam de tingimento, pois este processo de produção aproveita a cor do retalho de malha previamente classificado.
As fibras recicladas também podem ser transformadas em fios para a tecelagem plana ou malha, retornando a indústria têxtil como uma nova matéria-prima com alto apelo ecológico.
5 Novo ciclo
Novos produtos sustentáveis
Além de contribuir para que milhares de toneladas de resíduos sólidos tenham anualmente um destino mais nobre e menos impactante ao meio ambiente, os fios e barbantes EuroRoma ainda favorecem o empoderamento de milhares de artesãos que com criatividade transformam nossos fios em arte. Pois nesta etapa, inicia-se um novo ciclo, onde os recursos naturais serão aproveitados ao máximo.